Muitas empresas escolhem os primeiros meses do ano para recolher, apresentar e, em alguns casos, discutir a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Se, muitas vezes, os resultados obtidos são os esperados, não raramente a avaliação chega como uma surpresa e a classificação dada ao colaborador fica muito aquém das suas expectativas.
Saiba o que fazer para ultrapassar uma avaliação negativa e transformar uma situação desagradável numa oportunidade para aprender mais e melhorar resultados.
Reacção
É normal que surjam sentimentos de injustiça ou desânimo ao receber uma avaliação negativa sobre o seu desempenho. Contudo, é essencial manter a calma e adoptar uma postura profissional, focando-se em soluções para melhorar e aprender com a situação;
- Compreenda o papel de quem avalia e não se deixe dominar pelas emoções. Não leve uma critica profissional de forma pessoal;
- Mantenha-se atento(a) aos comentários que são feitos e à análise de cada área avaliada. É importante que se consiga focar no que pode ser melhorado no seu desempenho;
- Certas atitudes não têm defesa possível. Nestes casos, é melhor assumir o seu erro e comprometer-se a melhorar;
- Procure terminar a conversa com a sua chefia de forma positiva. Reforce a ideia de que gosta de trabalhar na empresa e que espera poder, cada vez mais. trazer um contributo positivo.
Acção
- Faça uma auto-avaliação e uma análise objectiva ao feedback que lhe foi dado de forma a poder focar-se nos seus pontos mais fracos;
- Tente determinar o que originou a avaliação negativa: falta de conhecimentos ou experiência para conseguir fazer melhor, falta de condições, desmotivação;
- Se até à data sempre teve boas avaliações, o que mudou? Analise que factores podem estar a interferir nesta mudança: desinteresse, novas expectativas trazidas por um novo chefe, problemas pessoais;
- Preocupe-se em reunir todos os argumentos para os resultados obtidos. Se necessário, reúna-se novamente com a sua chefia para ter explicações mais especificas nos pontos que lhe pareçam mais vagos;
- Assinale, dos comentários que recebeu, aqueles que lhe parecem estar relacionados com situações pontuais e os que parecem reflectir um padrão de comportamento;
- Estabeleça, de preferência em conjunto com a sua chefia, um “plano de recuperação”, definindo uma estratégia prática para a forma de melhorar a sua performance;
- Depois de começar o seu plano de recuperação, é importante tentar obter um feedback frequente junto da sua chefia. Não espere pela próxima avaliação.
O ideal é agir antes dos problemas acontecerem. Sempre que tenha consciência que alguma coisa não está bem, que não tem as condições necessárias para desenvolver a sua actividade, ou que não percebeu bem o que lhe foi pedido, por exemplo, peça ajuda.
Fonte: Sapo