A bolsa de Nova Iorque fechou a sessão desta segunda-feira (14) em terreno positivo, com ganhos superiores a 0,50%, impulsionada pelo anúncio de uma isenção provisória das sobretaxas aduaneiras americanas sobre os produtos tecnológicos. Assim, o Dow Jones somou 0,78% para 40 524,79 pontos, o S&P 500 ganhou 0,84% para 5408,32 pontos, e o tecnológico Nasdaq valorizou 0,64% para 16 831,48 pontos.
Wall Street subiu esta segunda-feira, após a isenção tarifária do Presidente norte-americano, Donald Trump, sobre produtos de tecnologia, como smartphones e chips.
A Apple subiu 3%, depois também de as vendas do iPhone terem subido 10% no primeiro trimestre.
O Goldman Sachs impulsionou também o sector da banca, após ter registado uma subida nos lucros dos primeiros três meses do ano.
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) continua a ganhar as manchetes com a sua política comercial, e os seus últimos comentários apontam para uma pausa nas tarifas sobre automóveis. No fim-de-semana, tanto o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, quanto o próprio Presidente esclareceram que alguns desses dispositivos terão as próprias tarifas .
“Esses produtos estão sujeitos à tarifa actual de 20% sobre o fentanil e estão simplesmente a ser movidos para outra categoria tarifária”, explicou Trump.
“Dessa forma, os investidores deparam-se mais uma vez com o que é um aparente retrocesso da administração dos EUA em relação às tarifas e um imediato avanço, o que torna as suas decisões de investimento cada vez mais complicadas”, avalia a Link Securities.