O volume de transacções cambiais entre bancos comerciais registou um crescimento acentuado de cerca de 270% no último trimestre de 2024, totalizando 24,6 mil milhões de meticais, (400 milhões de dólares), em vendas de divisas. Os dados constam do Boletim Trimestral de Mercados – 4.º Trimestre de 2024, publicado pelo Banco de Moçambique (BdM).
De acordo com o relatório consultado esta terça-feira (15), o montante global das operações spot interbancárias passou de 6,6 mil milhões de meticais no 3.º trimestre (106 milhões de dólares) para 24,6 mil milhões de meticais entre Outubro e Dezembro. O número de transacções aumentou de 9 para 19, enquanto o número de sessões cambiais também subiu, de 8 para 12.
O valor médio movimentado por sessão foi de 5,6 mil milhões de meticais (89 milhões de dólares), contrastando com os 2,4 mil milhões de meticais do trimestre anterior, o que indica um maior volume e frequência nas trocas de divisas entre bancos.
Ainda segundo o boletim, não se registaram operações directas entre o Banco de Moçambique e os bancos comerciais no mercado cambial ao longo do trimestre.
Tanto as vendas como as compras bilaterais spot do banco central mantiveram-se em zero, sinalizando que o dinamismo cambial registado foi impulsionado exclusivamente pelo mercado interbancário.
Este comportamento poderá reflectir uma maior autonomia e capacidade de resposta do sistema bancário às necessidades de divisas, num ambiente de estabilidade monetária.
A taxa MIMO – principal referência da política monetária – foi reduzida naquele período, situando-se em 12,75% no final de 2024, o que poderá ter contribuído para aumentar a liquidez e facilitar o acesso ao crédito.
Texto: Felisberto Ruco