Os carros voadores do tipo eVTOL têm recebido cada vez mais investimentos e, com isso, novas empresas apresentam novidades quase que diariamente. É o caso da australiana AMSL Aero, projectista e fabricante de aeronaves eléctricas de descolagem e aterragem vertical.
A marca anunciou, durante a última edição do Avalon Australian International Air Show, o primeiro projecto desenvolvido em parceria com a Conflux Technology, empresa responsável pelas tecnologias utilizadas para arrefecer os motores dos carros de Fórmula 1.
É precisamente esta tecnologia utilizada nas pistas da principal categoria do automobilismo mundial que será testada no Vertiia, um eVTOL que realizou os seus primeiros voos de teste no final de 2024 e que está agora a ser preparado para se tornar o primeiro avião movido a hidrogénio para voos de longo curso com passageiros.
“No Vertiia, estamos a construir uma aeronave hidrogénio-eléctrica que voa distâncias-recorde em velocidades de Fórmula 1, tornando a Conflux Technology, com a sua história de inovação em automobilismo e aviação, a parceira perfeita para nós”, comemorou Chris Smallhorn, presidente da empresa.
Carro voador com velocidade de F1
Vertiia, o carro voador australiano, será capaz de atingir velocidades até 300 km/h, segundo os executivos, graças a novas tecnologias que servirão para melhorar o desempenho das células de hidrogénio utilizadas como combustível.
Segundo Michael Fuller, director-geral da Conflux Technology, os testes com o Vertiia ajudarão a “moldar o futuro da aviação sustentável” e, para isso, é essencial que a gestão térmica evolua o mais rápido possível.
A tecnologia da Fórmula 1 incorporada no eVTOL da AMSL significa também que, com a gestão térmica correcta das células de combustível, a autonomia do carro voador pode atingir cerca de mil quilómetros por ciclo de carga.



Fonte: Canaltech