O Governo da Suécia vai alocar um total de 3,9 milhões de dólares (246,4 milhões de meticais) para a execução de um programa de fortalecimento das instituições de saúde pública no País, com o objectivo de promover respostas baseadas em evidências e com impacto directo nas comunidades.
De acordo com a embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnergren, a verba será disponibilizada através da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional, e a iniciativa será implementada por um período de quatro anos, com base num projecto designado “SPhIRhA”.
“Possuímos um forte compromisso com a saúde pública, especialmente na área dos direitos sexuais e reprodutivos, pilares essenciais para a igualdade de género e desenvolvimento sustentável. Queremos construir sistemas de saúde mais fortes e inclusivos, para um futuro mais saudável, justo e resiliente”, justificou a diplomata.
O “SPhIRhA” é coordenado pela Agência de Saúde Pública da Suécia e pelo Centro Africano para o Controlo e Prevenção de Doenças, agência técnica especializada da União Africana.
As relações entre as duas nações têm sido marcadas por uma cooperação estreita em vários sectores, incluindo economia, comércio, agricultura, ciência e tecnologias, com especial destaque para o sector energético. A parceria entre os dois países visa fortalecer o desenvolvimento sustentável e melhorar as condições de vida da população moçambicana.