O Parque Nacional de Banhine, localizado na província de Gaza, Sul do País, vai investir, nos próximos três anos, mais de 300 milhões de meticais (4,6 milhões de dólares) em acções de promoção e desenvolvimento daquela área de conservação da fauna e flora.
Segundo informou a Rádio Moçambique, o valor, disponibilizado pela Peac Park Fundation – uma organização não-governamental que advoga a criação de áreas protegidas transfronteiriças em África -, será aplicado nas actividades de criação de gado bovino e caprino virado para a geração de renda, pastagem saudável e distribuição de sementes diversas às comunidades.
O administrador do Parque Nacional de Banhine, Abel Nhabanga, que avançou a informação, indicou que, dos projectos a serem desenvolvidos, consta ainda a melhoria da capacidade de alojamento, tendo vista a promoção do turismo do interior.
Segundo o responsável, “os projectos vão permitir que as comunidades locais se sintam cada vez mais próximas do parque, concorrendo, desse modo, para a preservação da biodiversidade.”