A Renault apresentou oficialmente o 5 Turbo 3E, um desportivo 100% eléctrico que promete ser o modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela marca. Descrito como um “mini-supercarro” e um verdadeiro “sonho tornado realidade”, o veículo terá produção limitada a 1980 unidades e chegará ao mercado no primeiro semestre de 2027.
O Renault 5 Turbo 3E tem dois motores eléctricos traseiros, capazes de produzir um binário de 4800 Nm nas rodas, embora o binário transferido para a estrada seja provavelmente apenas mais de 10% desse valor. O resultado são 0-100 km/h em menos de 3,5 segundos, 0-200 km/h em menos de nove segundos e uma velocidade máxima em pista de 270 km/h. Uma vez que estão posicionados em cada uma das rodas traseiras, os motores traseiros funcionam de forma mais imediata do que os convencionais, para além de proporcionarem um controlo mais preciso de cada roda e de reduzirem o peso e pouparem espaço.
Segundo o site Auto Drive, esta tecnologia, da empresa britânica Protean Electric, evita também a necessidade de um diferencial electrónico. Os motores utilizam uma bateria de 70 kWh que foi colocada de forma a optimizar a agilidade e permitir manobras de drifting, de acordo com o fabricante francês. Existe um modo de deriva, complementado por uma alavanca de travão de mão, ao estilo dos carros de rali. A bateria tem uma autonomia de até 402 km, sendo que a Renault admite que só dura entre 15 a 20 minutos quando se conduz com intensidade em pista. O carregamento deste modelo com arquitetcura de 800V pode ser feito até 350 kW, permitindo que 15 a 80% da carga seja feita em 15 minutos.
A plataforma de alumínio deste 5 Turbo eléctrico foi desenvolvida pela Alpine. Apenas os retrovisores, puxadores das portas e luzes traseiras são semelhantes aos do Renault 5 convencional. A estrutura em fibra de carbono deste 5 Turbo 3E permite um peso final de cerca de 1450 kg, apenas mais 1 kg do que o 5 – apesar de incluir um maior pack de baterias e um motor adicional.
Visualmente, há referências à primeira e à segunda geração do 5 Turbo, com pára-choques dianteiro e traseiro aerodinamicamente optimizados, um separador dos lábios dianteiros e uma grande entrada de ar no capot, com o objectivo de maximizar a força descendente. A isto juntam-se entradas de ar laterais que canalizam o ar sob os farolins traseiros, extensões da asa traseira, entradas de ar para arrefecer os motores, jantes de 20 polegadas e um aspecto geral rebaixado. Este modelo tem uma aparência muito mais agressiva, principalmente devido ao aumento das dimensões em relação ao 5 normal, sendo 158 mm mais comprido, 256 mm mais largo e 118 mm mais alto. O pára-brisas deste 5 Turbo 3E está também posicionado mais atrás e a distância entre eixos foi alargada.
No interior, há bancos revestidos a Alcântara, um tablier revestido a tecido tartan, cintos de segurança de seis pontos, vários elementos em fibra de carbono, um painel de instrumentos de 10,1 polegadas e um ecrã táctil central de 10,25 polegadas. Pormenor: o banco do condutor é revestido numa cor específica.





