Harmonizar vinho e queijo é uma prática comum entre os apreciadores da boa cozinha. Para quem procura a combinação ideal com o queijo feta, algumas das opções de bebidas podem tornar a experiência ainda mais saborosa.
De acordo com o site Blog dos Vinhos, o queijo feta é feito de leite de cabra e de ovelha. Tem um sabor marcante, cor branca e pouca gordura. A sua textura pode ser muito macia ou ligeiramente consistente, e o teor de sal é variável. Este queijo não tem orifícios nem casca.
É um queijo tradicional da cozinha grega. É servido com saladas, carnes cozidas ou grelhadas e também em sandes, acompanhado de especiarias. Além disso, pode ser recheado em massa folhada e noutros pratos. Eis algumas sugestões de vinhos para incluir nas suas degustações.
Vinhos brancos
São ideais para acompanhar o queijo feta porque também são leves. Para além da frescura da bebida, a acidez acompanha bem os queijos frescos. Os aromas frutados dos vinhos brancos são capazes de contrabalançar a acidez do queijo sem causar um contraste demasiado intenso ou qualquer outro tipo de estranheza no paladar. Uma sugestão é o Habitat Alta Gama Bianco, que combina bem com carnes com molhos à base de ervas, queijo feta, comida tailandesa e japonesa.
Vinhos tintos
Os queijos frescos combinam melhor com tintos suaves. Desta forma, as delicadas nuances do leite de cabra e de ovelha não ficam escondidas. Também não se quer que o sabor intenso dos vinhos fortes entre em conflito com a acidez presente no queijo feta. Por isso, as variedades mais leves são a decisão correcta.
Espumantes
O queijo feta pode ser utilizado em saladas e noutros tipos de pratos frios. Os pratos frios são típicos do tempo quente, que combina bem com o vinho espumante. A leveza do brut pode ser a combinação perfeita para este e outros tipos de queijo fresco.