Elon Musk anunciou esta sexta-feira (28) que a sua empresa de Inteligência Artificial (IA), a xAI, adquiriu a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, por 33 mil milhões de dólares. A integração entre as duas empresas vai permitir o uso dos dados do antigo Twitter para desenvolver o modelo de IA generativa Grok.
De acordo com Musk, a combinação avalia a xAI em 80 mil milhões de dólares e a X em 33 mil milhões de dólares, resultando no aparecimento de uma nova empresa, chamada XAI Holdings, que vale agora mais de 100 mil milhões de dólares.
“Os futuros da xAI e da X estão interligados. Hoje, damos oficialmente o passo para combinar os dados, modelos, computação, distribuição e talento”, afirmou Musk, explicando ainda que a combinação permitirá “desbloquear um imenso potencial” ao juntar a capacidade avançada de IA da xAI com o alcance massivo da X.”
De acordo com Shweta Khajuria, analista da Wolfe Research, a integração dos sistemas beneficia ambas as partes. “O Grok tem o cérebro e a X traz a distribuição”, disse Gene Munster, da Deepwater Asset Management, destacando a vantagem única que o acesso aos dados do X oferece ao modelo da xAI.
O negócio também é visto como uma forma de recompensar os investidores do Twitter, após a turbulenta aquisição da rede social por Musk em 2022, por 44 mil milhões de dólares. Gil Luria, analista da DA Davidson & Co, explicou à Reuters que o novo valor da X é agora de 45 mil milhões de dólares, mil milhões acima do valor pago por Musk.
A aquisição e integração são vistas como uma forma de fechar um capítulo turbulento na história do Twitter. “De certa forma, isto fecha o capítulo na turbulenta saga do X”, afirmou Paolo Pescatore, analista da PP Foresight. A operação pode também inspirar outras empresas a seguir o exemplo e combinar IA generativa com redes sociais.
Fonte: CNN Portugal