A Nissan revelou a versão de produção do novo Leaf, que será lançada ainda este ano. Nesta terceira geração, o automóvel eléctrico passou a ser um crossover em vez de um hatchback.
Baseado na plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, actualmente utilizada pelo Ariya, o novo Leaf partilhará vários elementos com o próximo Juke eléctrico. Ambos serão produzidos na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, que se encontra neste momento em obras de expansão.
O novo Leaf é ligeiramente mais curto do que os seus antecessores (cerca de 15 cm), embora a sua presença pareça diferente devido à forma da carroçaria. Esteticamente, segue algumas das linhas do Ariya e foi desenvolvido a pensar no desempenho aerodinâmico – tem um coeficiente de arrasto de 0,25 – para aumentar a eficiência e a autonomia. Apresenta também jantes de 19 polegadas e um tecto panorâmico.
De acordo com o site Auto Drive, as características técnicas do carro ainda não foram reveladas, mas o director de produto europeu da Nissan, François Bailly, afirmou que o automóvel eléctrico terá uma autonomia de mais de 600 km.
Em termos de tecnologia, o Leaf III contará com a plataforma CCS, que inclui um sistema de infotainment baseado na Google e novos sistemas de assistência à condução.