A Google introduziu nesta terça-feira (25) o Gemini 2.5, a sua nova família de modelos de Inteligência Artificial (IA). Segundo a empresa, a nova versão supera grandes nomes do mercado, como o DeepSeek R1 e o OpenAI o3-mini, e tem capacidade de raciocínio.
A novidade vem no seguimento do Gemini 2.0, já disponível no chatbot com o mesmo nome (Gemini). Com o novo modelo, a Google apresenta “modelos pensantes, capazes de raciocinar antes de responder”, para garantir um melhor desempenho e precisão.
“Com o Gemini 2.5, atingimos um novo nível de desempenho, combinando um modelo de base significativamente melhorado com um pós-treino aprimorado”, anunciou a Google num comunicado de imprensa.
De acordo com o site Canaltech, entre as versões anunciadas está o Gemini 2.5 Pro Experimental, que é considerado uma alternativa avançada para tarefas complexas. Numa comparação com os resultados dos testes de desempenho, a empresa salientou que a nova tecnologia oferece resultados superiores ao OpenAI o3-mini, GPT-4.5, Claude 3.7 Sonnet, Grok 3 Beta e DeepSeek R1 na maioria das análises.
A tecnologia também conta com “raciocínio aprimorado” e garante resultados avançados para a geração de códigos de aplicativos e sites. Além do anúncio, a Google divulgou o novo modelo de IA para os utilizadores do Google AI Studio e do chatbot Gemini.
No caso do chatbot, o Gemini 2.5 Experimental pode ser usado por utilizadores que têm acesso ao Gemini Advanced, disponível para assinantes do plano AI Premium da Google One, que custa 96,99 reais (1068 meticais) por mês.