A ReconAfrica, uma empresa de exploração de petróleo e gás, anunciou que a perfuração no Prospecto 1, na Faixa de Dobras de Damara, na Namíbia, está prevista para começar no segundo trimestre de 2025. Esse avanço segue os bons resultados da prospecção inicial no local, com a descoberta de hidrocarbonetos no poço Naingopo, realizada no início deste ano.
O Prospecto 1, localizado na PEL 73, tem como objectivo a exploração de 365 milhões de barris de recursos petrolíferos ligeiros a médios, sem risco, e 32 milhões de barris de recursos petrolíferos prospectivos, com risco. Como seguimento do Naingopo, este poço visa aprofundar a exploração da Faixa de Dobras de Damara, uma nova província de hidrocarbonetos na costa da Namíbia.
Brian Reinsborough, presidente e director-executivo da ReconAfrica, revelou que as equipas da empresa já iniciaram as actividades preparatórias no local. Estas incluem o envolvimento da comunidade, levantamento topográfico, remoção de escombros e desminagem, antes da construção de uma estrada de 10 quilómetros e da plataforma de perfuração.
O Prospecto 1 é uma das maiores estruturas mapeadas na Faixa de Dobras de Damara onde a ReconAfrica planeia penetrar mais de 1500 metros no reservatório de Otavi durante a perfuração.
Com os resultados positivos das investigações anteriores, a ReconAfrica reforça a confiança no grande potencial da Namíbia para se tornar uma importante região de hidrocarbonetos. As perfurações no Prospecto 1 representam um avanço significativo no desenvolvimento da indústria de petróleo e gás do país.
Fonte: Energy Capital & Power