Pesquisadores da Universidade de Edimburgo desenvolveram um robô inovador capaz de preparar café e interagir com o ambiente de uma forma mais humana do que nunca. A tecnologia, detalhada num estudo publicado na revista Nature Machine Intelligence, promete revolucionar o campo das máquinas com Inteligência Artificial, combinando IA avançada, capacidades motoras precisas e sensores sensíveis.
O robô foi concebido para realizar tarefas em ambientes dinâmicos que exigem respostas rápidas a obstáculos em tempo real – algo que, até agora, só seria possível para os humanos. Um exemplo disto é a preparação de uma chávena de café numa cozinha movimentada, com o robô a reagir a acontecimentos imprevistos durante o processo.
De acordo com o site Engenharia é, ao receber instruções verbais para preparar o café, o robô começa a procurar uma caneca, investigando armários e gavetas, e depois prepara a bebida com a quantidade exacta de grãos e água aquecida. Se acontecer algo inesperado, como alguém esbarrar na caneca, o sistema adapta-se rapidamente graças à tecnologia desenvolvida pela equipa de Edimburgo. O dispositivo é constituído por um braço robótico com sete articulações móveis, que analisa o ambiente antes de executar a tarefa solicitada.
“Estamos a projectar um futuro em que os robôs com uma inteligência cada vez mais avançada serão comuns. A inteligência humana resulta da integração do raciocínio, do movimento e da percepção, mas, historicamente, a IA e a robótica têm-se desenvolvido de forma isolada. O nosso trabalho demonstra o poder da combinação destas áreas e realça a necessidade crescente de debater as suas implicações sociais”, afirmou Ruaridh Mon-Williams, líder da investigação, num comunicado.