O nomadismo digital continua a crescer em todo o mundo, com mais de 35 milhões de pessoas a fazerem parte desta força de trabalho flexível, de acordo com o portal da revista Forbes Brasil.
A Dojo, uma empresa britânica de pagamentos, analisou cidades de todo o mundo para identificar os melhores locais para os nómadas digitais. Quer prefira a energia das grandes metrópoles ou praias tranquilas, os resultados oferecem opções para diferentes estilos de vida ao longo do ano.
A escolha do local ideal requer uma rede Wi-Fi fiável, segurança, opções de visto e acessibilidade.
O estudo da Dojo analisou 237 cidades, tendo em conta factores como os vistos para nómadas digitais, a velocidade da Internet, o custo de vida, a liberdade da Internet e a qualidade de vida em geral, para identificar as melhores (e piores) cidades para trabalhar à distância.
Aqui estão as 20 melhores cidades do mundo para os nómadas digitais:
Génova, Itália
Génova, capital da região da Ligúria, é o principal destino para os nómadas digitais. Cidade portuária historicamente importante, com um vasto património marítimo, este é o lar de marcos impressionantes e de um belo centro medieval.
A cidade oferece o novo visto italiano para nómadas digitais. No passado, apenas os freelancers, os trabalhadores remotos a tempo inteiro e os trabalhadores independentes podiam residir e trabalhar no país durante longos períodos. O visto custa 124 dólares (cerca de 7,8 mil meticais) e é válido por 12 meses. Génova tem a Internet mais rápida entre as cidades analisadas, um índice de segurança de 27 e um índice de qualidade de vida de 154,78, com um custo de vida médio de 800 dólares (cerca de 50,5 mil meticais) por mês.



Bari, Itália
Capital da Apúlia e uma das mais importantes cidades do sul da Itália, Bari combina o encanto da beira-mar com a riqueza da história. Importante porto de cruzeiros no Mediterrâneo, a cidade universitária destaca-se também pelo seu centro histórico. Tem uma Internet fiável, um índice de segurança de 27 e um índice de qualidade de vida de 159,2, com um custo de vida médio de 650 dólares (41 mil meticais) por mês.



Valência, Espanha
A terceira maior cidade da Espanha, Valência é o destino espanhol mais bem classificado da lista. Situada na costa sudeste, banhada pelo Mar Mediterrâneo, é conhecida pela sua cultura vibrante, belas praias e arquitectura futurista, proporcionando um equilíbrio ideal entre trabalho e qualidade de vida.
O visto de nómada digital da Espanha, que custa 725 dólares (45,8 mil meticais) por 12 meses, faz de Valência uma das opções mais atractivas para os trabalhadores remotos. A cidade tem Internet fiável, um índice de segurança de 24 e um índice de qualidade de vida de 191,1, com um custo de vida médio de 585 dólares (36,9 mil meticais) por mês.



Quebeque, Canadá
Quebeque, capital da província com o mesmo nome no Canadá, ocupa o quarto lugar e é a cidade canadiana mais bem classificada para os nómadas digitais. Conhecida pela sua arquitectura de estilo europeu e pela sua rica história, oferece uma experiência única aos trabalhadores remotos.
Embora tenha a velocidade de Internet mais baixa entre as quatro primeiras (35,2 Mbps), destaca-se noutros aspectos, incluindo a elevada liberdade de Internet e um baixo custo de vida de 725 dólares (45,8 mil meticais) por mês. O visto para nómadas digitais no Canadá é gratuito e válido por seis meses, o que faz de Quebeque uma opção económica para quem procura uma cidade culturalmente rica, com uma excelente qualidade de vida e segurança.



Catânia, Itália
Situada na costa leste da Sicília, Catânia é uma cidade vibrante no sopé do Monte Etna. Com ruínas romanas, arquitectura barroca e mercados movimentados, oferece uma Internet fiável, um índice de segurança de 27 e um índice de qualidade de vida de 141,82, com um custo de vida médio de 650 dólares (41 mil meticais) por mês.



Florença, Itália
Florença, a capital da Toscana, é o lar de museus, palácios, igrejas e algumas das maiores obras de arte do mundo, como a escultura David, de Michelangelo. A cidade tem uma Internet fiável, um índice de segurança de 27 e um índice de qualidade de vida de 155,6, com um custo de vida médio de 785 dólares (49,6 mil meticais) por mês.



Palermo, Itália
Palermo é a capital da Sicília, a maior e mais densamente povoada ilha do Mar Mediterrâneo. A cidade combina os estilos normando, mourisco, gótico e barroco, para além de oferecer uma vida nocturna animada e praias e clima agradáveis. Palermo tem a velocidade de Internet mais baixa, uma pontuação de segurança de 27 e um índice de qualidade de vida de 142,97, mantendo um custo de vida médio de 660 dólares (41,7 il meticais) por mês.



Las Palmas, Espanha
Situada numa ilha com falésias a norte e longas praias a sul, Las Palmas, nas Ilhas Canárias, oferecem sol, mar e um notável legado histórico. As temperaturas amenas durante todo o ano tornam a cidade agradável e diversificada. A cidade possui uma Internet de boa qualidade, uma pontuação de segurança de 24 e um índice de qualidade de vida de 188,06, mantendo um custo de vida médio de 600 dólares (cerca de 37,9 mil meticais) por mês.



Roma, Itália
Roma é a terceira cidade mais visitada da Europa e a 14.ª a nível global. Atrai visitantes de todo o mundo que exploram os seus impressionantes monumentos e sítios arqueológicos, bem como a sua famosa gastronomia e atmosfera vibrante. É o lar de inúmeros vestígios arqueológicos, incluindo o icónico Coliseu, o Circo Máximo e o Vaticano, entre muitas outras maravilhas históricas.
Roma oferece uma Internet fiável, uma pontuação de segurança de 27 e um índice de qualidade de vida de 140,52, mantendo um custo de vida médio de 720 dólares (45,5 mil meticais) por mês.



Sevilha, Espanha
Sevilha, a capital da Andaluzia, é conhecida pelas touradas, dança flamenca, vinho e tapas, e é uma cidade de ruas movimentadas, vida nocturna intensa e Verões longos, secos e muito quentes. Tem uma Internet fiável, uma pontuação de segurança de 24 e um índice de qualidade de vida de 182,82, mantendo um custo de vida médio de 590 dólares (37,2 mil meticais) por mês.



A completar a lista das 20 melhores cidades para nómadas digitais estão vários destinos em Espanha e no Canadá. Todos oferecem uma elevada qualidade de vida, embora com um custo médio mais elevado.
- Turim, Itália;
- Ottawa, Canadá;
- Saragoça, Espanha;
- Madrid, Espanha;
- Bilbau, Espanha;
- Montreal, Canadá
- Bolonha, Itália;
- Múrcia, Espanha;
- Oshawa, Canadá;
- Hamilton, Canadá.
Fonte: Forbes