O maior fabricante de veículos eléctricos da China, a BYD, lançou o seu modelo Denza N9 mais caro para competir com a BMW e a Mercedes-Benz no segmento de luxo, face ao aumento da concorrência no maior mercado automóvel do mundo.
Com um preço entre 49 mil euros e 57 mil euros (3,3 milhões de meticais e 3,8 milhões meticais), o Denza N9 está disponível nas versões híbrida plug-in e 100% eléctrica. O N9 é alimentado por um sistema eléctrico e3 com três motores, incluindo um motor AC dianteiro e dois motores traseiros de ímanes permanentes.
O motor dianteiro debita 200 kW (268 cv) e 315 Nm, enquanto os motores traseiros produzem 240 kW (322 cv) e 360 Nm. A velocidade oficial no teste do alce é de 85,6 km/h. O sistema de condução avançado está equipado com um sensor LiDAR de 128 linhas, cinco radares de ondas milimétricas, 12 sensores ultra-sónicos e 14 câmaras. Inclui funcionalidades como o estacionamento automático em diferentes tipos de espaços, controlo remoto do estacionamento, assistência à manutenção na faixa de emergência e monitorização do ângulos mortos.
Sob o capô, o N9 tem um motor 2.0T com 152 kW (204 cv) e 325 Nm, combinado com baterias Blade de 46,9 kWh, oferecendo uma autonomia eléctrica de 202 km e uma autonomia total de 1302 km, de acordo com as normas CLTC (China Light-Duty Vehicle Test Cycle).
Segundo o jornal South China Morning Post, o veículo acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, tem um raio de viragem mínimo de 4,65 metros e um consumo de combustível NEDC de 6,3 L/100 km. O SUV virá ainda equipado com o sistema autónomo God’s Eye, desenvolvido pela BYD, e suporte para drones integrados, ambos apresentados em Fevereiro. O carro permite o carregamento rápido, levando a bateria de 30% a 80% em apenas 19 minutos.
A ‘BYD Super e-Platform’ pretende demonstrar capacidades de carregamento muito superiores aos padrões actuais da indústria, incluindo os Superchargers da Tesla
O presidente e fundador da BYD, Wang Chuanfu, destacou as ambições da China no segmento de veículos eléctricos de luxo, afirmando que o país pretende demonstrar não só a sua capacidade de produzir veículos de qualidade, mas também de consolidar uma presença forte no mercado premium.
No ano passado, a fabricante vendeu cerca de 3,84 milhões de híbridos plug-in e eléctricos puros, garantindo 20% do mercado global de EV e reforçando a sua liderança no sector. A maioria dos veículos eléctricos na China substituiu amplamente os carros a combustão, graças a baterias de alto desempenho, tecnologia de condução autónoma em fase inicial e cockpits digitais avançados.
As marcas globais dominaram o mercado automóvel premium na China durante anos, mas fabricantes locais como a Li Auto e a Xpeng ganharam terreno em 2024 com os seus veículos inteligentes.
Como resultado, a Mercedes-Benz registou uma queda de 6,7% nas vendas, a BMW sofreu um declínio de 13,4% e as entregas da Audi caíram 9%, segundo dados do sector.



Especialistas apontam que os fabricantes chineses de EV estão a entrar no segmento premium para subir na cadeia de valor e obter margens mais elevadas, representando uma ameaça crescente para marcas de luxo como a Porsche, a Mercedes-Benz e a BMW.
A BYD também pretende rivalizar com a Tesla no mercado de veículos eléctricos com o lançamento da sua inovadora plataforma BEV e tecnologia de carregamento ultra rápido, supostamente capaz de fornecer 1000 kW de potência.
A BYD Super e-Platform pretende demonstrar capacidades de carregamento muito superiores aos padrões actuais da indústria, incluindo os Superchargers da Tesla.


