A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou, esta terça-feira (11), a retoma dos voos domésticos para o Norte do País, após a melhoria das condições meteorológicas, na sequência da passagem da tempestade tropical severa Jude.
Os voos para Pemba, Lichinga e Nacala, que haviam sido cancelados devido aos ventos fortes e chuvas intensas provocados pela tempestade, voltaram a operar. Segundo um comunicado da LAM, já foram realizadas ligações aéreas nas rotas Maputo/Pemba/Maputo, com prolongamento para Dar-Es-Salaam (Tanzânia), Maputo/Nampula/Lichinga e Maputo/Nacala/Maputo.
A transportadora aérea assegura que continuará a monitorizar as condições meteorológicas para garantir a segurança das operações e prevenir eventuais novas interrupções.
A passagem da tempestade tropical Jude deixou vários danos em infra-estruturas e serviços essenciais no Norte do País. A Estrada Nacional Número Um (N1), uma das principais vias de ligação nacionais, ficou cortada na zona do Posto de Controlo de Anchilo, na província de Nampula, devido ao aumento do volume de água das chuvas.
Além disso, a tempestade provocou um apagão que afectou mais de 400 mil clientes na província de Nampula, segundo informações da Electricidade de Moçambique (EDM). Só na cidade de Nampula, 135 mil consumidores ficaram sem fornecimento de energia, enquanto em Angoche e Nacala o número totaliza 433 mil clientes afectados.
Moçambique encontra-se em plena época chuvosa desde Outubro, tendo já registado outros fenómenos climáticos extremos nos últimos meses. Em Dezembro, o País foi fustigado pelo ciclone Chido, que causou a morte de pelo menos 75 pessoas.
A LAM e as autoridades fizeram saber que continuam a acompanhar a evolução das condições meteorológicas para garantir a segurança dos passageiros e minimizar os impactos das intempéries na circulação aérea.
Fonte: O País