A Botala Energy – uma empresa australiana de energia – recebeu aprovação do Governo do Botsuana para avançar com o seu Projecto de Gás de Metano de Leito de Carvão (CBM) de Serowe (cidade do Botsuana) para produção comercial.
Segundo informou o Energy Capital & Power, a licença de exploração mineira confere à empresa os direitos de desenvolver e produzir gás natural de metano de jazidas de carvão durante dez anos, com a opção de prolongar a licença por mais 25 anos.
“Este é um marco importante na redução dos riscos do Projecto Serowe CBM. Ultrapassa o último obstáculo regulamentar e dá-nos luz verde para a transição da exploração para o desenvolvimento, aproximando-nos das primeiras receitas”, afirmou Kris Martinick, director-executivo da Botala Energy.
A empresa está agora a finalizar um estudo de viabilidade financiável e a expandir o trabalho de campo, com aprovações ambientais e de planeamento para o projecto em vigor. O trabalho de campo inclui a perfuração de poços adicionais e a actualização da infra-estrutura para apoiar o desenvolvimento do projecto a longo prazo.
O responsável sublinhou que o projecto coincide com a crescente procura de gás natural no Botsuana e na África Austral, enfatizando o potencial da iniciativa para impulsionar a segurança energética regional.
O Governo do Botsuana tem a opção de adquirir uma participação de 15% no projecto, fornecendo 2,2 milhões de dólares australianos em capital de exploração à Botala Energy.
O gás natural do Projecto de Gás CBM de Serowe será transportado para o Centro de Energia e Parque Industrial de Leupane (Botsuana) da Botala Energy, perto da cidade de Palapye, através de um gasoduto, antes de ser distribuído aos mercados local e regional.