O Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu esta quarta-feira (12), em Maputo, em nome do Governo e dos partidos políticos com assento na Assembleia da República, que a sociedade recebeu com satisfação a assinatura do compromisso político para um diálogo nacional e inclusivo, uma vez que o documento não prevê a discussão de pessoas, interesses pessoais ou de grupos, mas sim dos interesses do País.
“Como sabem (…), no dia 5 de Março, assinou-se o compromisso político para um diálogo nacional e inclusivo. O balanço é extremamente positivo. A cerimónia de assinatura do acordo teve uma boa afluência de vários estratos sociais, desde a sociedade civil, partidos políticos até à academia”, afirmou o chefe do Estado.
Segundo Daniel Chapo, a sociedade compreende que este não é o fim de um processo, mas antes o seu início. “Sendo o início de um processo, todos os cidadãos são chamados a participar. Acreditamos que o balanço foi extremamente positivo. Através dos debates que estão a ocorrer a vários níveis, percebemos que a sociedade entendeu que se trata do início de um processo e não do seu fim”, explicou.
No final do balanço, o Governo e os partidos políticos concluíram que, para a implementação do compromisso político, será necessário incluir três figuras da sociedade civil de reconhecido mérito. Contudo, antes de tal, será elaborado um termo de referência para o seu enquadramento.
“O outro aspecto que discutimos foi a necessidade de elaborar um plano de acção para a implementação deste compromisso político. Assim, nos próximos dias, será desenhado um plano de acção e também o termo de referência para a integração das três figuras da sociedade civil, para que possamos começar a realizar os debates”, acrescentou.
Nos próximos dias, a Presidência da República irá trabalhar no documento para o diálogo nacional e inclusivo, com o objectivo de submeter à Assembleia da República (AR), para que este seja transformado numa base credível, assegurando a participação de todos os cidadãos no diálogo político nacional e inclusivo.