A ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome dos parceiros da Área 4, organizou dois fóruns de networking para fornecedores do projecto Rovuma LNG, reunindo representantes da comunidade empresarial local e internacional, bem como outros stakeholders, anunciou a empresa num comunicado.
Os eventos decorreram em Maputo, no dia 4 de Março, e em Pemba, no dia 6, com o objectivo de criar oportunidades de aproximação entre empresários e o projecto.
Segundo a ExxonMobil, estes fóruns representam “uma oportunidade única para conhecer directamente o projecto Rovuma LNG, conectar-se com profissionais do sector, explorar potenciais oportunidades e preparar-se para os desenvolvimentos actuais e futuros do projecto”.
Arne Gibbs, director-geral da ExxonMobil Moçambique, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da indústria local.
“Os parceiros da Área 4 organizaram estas sessões para apresentar as actividades do projecto Rovuma LNG, e fornecer informações e oportunidades para que as empresas moçambicanas se posicionem competitivamente, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento do conteúdo local em Moçambique”, afirmou o responsável.
Os fóruns de networking foram organizados pelo MozUp Enterprise Development Center (EDC), uma iniciativa financiada pelo projecto Rovuma LNG desde 2019.
O MozUp tem sido uma peça central na estratégia da ExxonMobil e dos seus parceiros para promover o crescimento das empresas moçambicanas e aumentar a participação das Pequenas e Médias Empresas (PME) na cadeia de fornecimento do Rovuma LNG e sectores associados.
De acordo com a empresa, “com mais de 4000 perfis registados, o Supplier Relationship Management Portal (SRMP) é a principal base de dados para fornecedores do sector de petróleo e gás, bem como para outras empresas que procuram contratar, estabelecer parcerias e adquirir bens e serviços de fornecedores locais em Moçambique”.
A ExxonMobil lidera a construção e operação das futuras instalações de liquefacção de gás natural na Área 4 da bacia do Rovuma, onde detém uma participação indirecta de 25%.
O projecto Rovuma LNG é operado pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma joint venture composta pela ExxonMobil, Eni e CNPC, que detém 70% da concessão da Área 4. Os restantes 30% estão distribuídos pela Galp, KOGAS e Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), com 10% cada.
O projecto Rovuma LNG é um dos maiores investimentos no sector de hidrocarbonetos em Moçambique e visa transformar o País num dos principais produtores de gás natural liquefeito. A ExxonMobil reafirma que continuará a trabalhar no fortalecimento da participação das empresas moçambicanas na cadeia de fornecimento, promovendo oportunidades para o crescimento sustentável do sector privado nacional.