A Grindrod (empresa especializada em serviços de logística e de transporte marítimo) anunciou um programa plurianual de investimento no valor de 32 mil milhões de meticais (8 mil milhões de rands) para expandir as suas operações no País e na África do Sul. O plano, que destina metade do capital ao País, surge num contexto de abrandamento do ciclo global dos produtos de base e instabilidade social após as eleições nacionais de 2024, informou esta quinta-feira, 6 de Março, o portal de notícias Engineering News.
Segundo o órgão, o CEO da Grindrod, Xolani Mbambo, revelou a iniciativa ao apresentar os resultados financeiros da empresa referentes ao ano encerrado a 31 de Dezembro. De acordo com Xolani Mbambo, a alocação de recursos pretende fortalecer a presença da companhia nos sectores de carga a granel, logística, contentores e caminhos-de-ferro em Moçambique.
A Grindrod, que opera no Porto de Maputo desde 2005, pretende investir 5,6 mil milhões de meticais (1,5 mil milhões de rands) para adquirir os restantes 35% de participação no terminal da Matola, um importante ponto de exportação de carga seca a granel, especializado em produtos como magnetite e carvão. A empresa prevê ainda desembolsar 6 mil milhões de meticais nos próximos três a seis anos para modernizar o terminal, incluindo a compra de um novo carregador de navios, o que permitirá um aumento significativo dos volumes movimentados.
Expansão ferroviária e logística
A empresa também enfrenta desafios devido ao encerramento intermitente das fronteiras entre Moçambique e a África do Sul, que resultaram em perdas de 4,4 milhões de toneladas de mercadorias e 800 milhões de meticais (200 milhões de rands) em receitas. Apesar disso, a Grindrod mantém a sua aposta no crescimento do sector logístico no País.
No sector ferroviário, a Grindrod já opera uma frota de 41 locomotivas e está a recuperar 13 locomotivas repatriadas da Serra Leoa para reforçar a sua participação no transporte ferroviário. A empresa quer aumentar a sua presença na rede ferroviária nacional através da aquisição de novo material circulante.
Impacto económico e desafios
O anúncio do investimento ocorre num período desafiador para o sector, com perdas significativas nas operações devido à desaceleração dos mercados de carvão, lítio e grafite. No último ano fiscal, a Grindrod registou uma queda de 2% nas receitas principais, para 29,6 mil milhões de meticais (7,4 mil milhões de rands), e um recuo de 20% no lucro comercial, atingindo 8 mil milhões de meticais (2 mil milhões de rands).
Apesar dos desafios, Mbambo destacou que as perspectivas a médio e longo prazo são promissoras, e a empresa continuará a apostar em fusões e aquisições, com 14 mil milhões de meticais (3,5 mil milhões de rands) reservados para esse fim nos próximos três anos.
O Engineering News destaca que, com o plano de expansão, a Grindrod reafirma o seu compromisso em fortalecer a sua posição como um dos principais players logísticos e de transporte em Moçambique, impulsionando o desenvolvimento do sector portuário e ferroviário no País.