A batata-doce é um tubérculo, ou raiz, com boas quantidades de hidratos de carbono, fibra, vitaminas do complexo B, vitamina A e C e minerais, como o potássio e o magnésio, que garantem vários benefícios, como a redução do risco de diabetes, cancro e ataques cardíacos, a melhoria da saúde intestinal e o aumento da massa muscular.
Embora não seja do agrado de todos os paladares, a batata-doce destaca-se pelos seus inúmeros benefícios nutricionais, o que a torna numa excelente opção para incluir na sua alimentação. Eis algumas das suas principais vantagens.
Fonte de potássio
Uma batata-doce média cozida contém aproximadamente 350 miligramas de potássio. Isto representa 12% da quantidade diária recomendada para um adulto de estatura média e seis vezes mais do que se pode encontrar numa garrafa de bebida isotónica. Para o organismo, este componente é importante para manter a pressão arterial saudável, estimular os rins a excretar sódio e relaxar os vasos sanguíneos.
Bastante fibra
Por conter muita fibra, quando se come uma batata-doce, os níveis de açúcar no sangue não disparam, mas aumentam gradualmente. Devido à presença da substância, a produção de GLP-1 – uma hormona que o Ozempic e o Wegovy imitam – tende a aumentar.
Muitas vitaminas
A batata-doce contém mais de 100% da quantidade diária recomendada de vitamina A e cerca de 20% da dose diária recomendada de vitamina C. Graças à primeira, protege a retina, enquanto a segunda ajuda o organismo a absorver o ferro.
Fonte: Terra