O Renault Filante Recorde 2025 é um protótipo desenvolvido para ultrapassar os limites da aerodinâmica e da eficiência energética. Procura bater novos recordes. O aspecto inspira-se no design aeronáutico e na história da marca francesa.
Este automóvel apresenta uma carroçaria em azul ultravioleta, uma nova tonalidade que parece azul ou violeta consoante os reflexos da luz e o ângulo de visão. Esta cor, assim como os faróis redondos e as rodas separadas da carroçaria, recordam modelos do início do século XX.
Linhas inspiradoras
Cada detalhe foi optimizado para reduzir o arrasto, com características que remetem para as curvas e as formas dos aviões de alta performance. No interior, o banco adapta-se à forma do corpo do condutor, para conduzir em sintonia com o automóvel, sendo suportado por finas lâminas de carbono revestidas por um tecido técnico, uma escolha especial inspirada nas indústrias aeronáutica e aeroespacial.
Como noutros protótipos, tudo é uma experiência: a integração dos comandos e dos instrumentos reflecte uma abordagem fluida e minimalista. Cada função é apresentada num ecrã digital ultrafino.
O Renault Filante Recorde 2025 não tem um conjunto de pedais convencional. Em vez disso, o esforço de travagem é gerido por um sistema de controlo electrónico
O volante é o componente visível de uma arquitectura de controlo inovadora: os manípulos controlam as funções de aceleração, travagem e direcção, utilizando tecnologias totalmente electrónicas.
Sem pedais
Quando o condutor vira o volante, o sistema envia sinais eléctricos para uma central que determina a melhor forma de virar o automóvel, não só com as rodas dianteiras, mas também com outros componentes, como o motor, os travões e a suspensão. Toda a plataforma pode ser posta a trabalhar. O Renault Filante Recorde 2025 também não tem um conjunto de pedais convencional. Em vez disso, o esforço de travagem é gerido por um sistema de controlo electrónico. Quando o condutor activa os travões, é enviado um sinal eléctrico para o sistema de travagem, que distribui a força aplicada às rodas para um óptimo efeito.
Bateria optimizada – A tecnologia “cell-to-pack” maximiza a eficiência energética do automóvel. As células são integradas directamente no conjunto de baterias sem módulos intermédios. Esta nova arquitectura reduziu o peso total do protótipo para 1000 quilos.
O Renault Filante Recorde 2025 está equipado com pneus Michelin de 19 polegadas, especialmente concebidos para este automóvel.
Texto: Ana Mangana • Fotografia: D.R