O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai realizar uma missão de alto nível em Angola nos dias 5 e 6 de Março. O vice-presidente para o Sector Privado, Infra-estrutura e Industrialização do BAD, Solomon Quaynor, estará à frente da missão, que visa reforçar o diálogo com o Governo Angolano e os sectores empresarial público e privado para impulsionar investimentos em Angola.
De acordo com uma nota de imprensa citada pelo Jornal de Angola, a visita tem como objectivo apresentar os principais instrumentos financeiros inovadores que o BAD pode oferecer para alavancar investimentos em Angola. Durante a sua estadia, Quaynor irá reunir-se com várias entidades governamentais, incluindo o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu.
Além disso, o vice-presidente do BAD manterá encontros com representantes do sector privado, como instituições financeiras, associações agro-industriais e industriais, e também com a Câmara de Comércio de Petróleo, Gás e Mineração. A missão também inclui um diálogo com associações empresariais angolanas.
Para encerrar a visita, será realizada uma Conferência de Imprensa no dia 6 de Março, no Ministério do Planeamento, em Luanda, onde Quaynor e o ministro do Planeamento discutirão os resultados da missão e os próximos passos para reforçar a parceria entre o BAD e Angola.
Desde que iniciou as suas operações em Angola, em 1980, o BAD já aprovou compromissos cumulativos de empréstimos e subsídios no valor de aproximadamente 3,4 mil milhões de dólares. A carteira actual do banco inclui 16 operações em curso, com um compromisso total de quase 1,5 mil milhões de dólares.
Essas operações abrangem vários sectores, incluindo energia (36,47%), água e saneamento (17,08%), transporte (0,17%), agricultura (14,19%), finanças (20,15%), social (11,63%) e meio ambiente (0,3%), reflectindo o apoio contínuo do BAD ao desenvolvimento de Angola.