A Google quer trocar a verificação por SMS no Gmail por um novo sistema com códigos QR. A empresa usa há anos as mensagens de texto como segundo factor de autenticação na segurança das contas, mas acredita agora que este método se tornou vulnerável e prepara uma alternativa mais robusta.
Foi o porta-voz do Gmail, Ross Richendrfer, que confirmou esta alteração, tendo justificado que “da mesma forma que queremos afastar-nos das palavras-passe com chaves de acesso, queremos livrar-nos do envio de mensagens SMS para autenticação.”
Esta decisão é uma resposta ao aumento significativo de casos de phishing em que os criminosos conseguem capturar estes códigos. O actual sistema de verificação por SMS apresenta várias fragilidades. Os códigos podem ser interceptados por cibercriminosos utilizando técnicas de engenharia social ou ataques de troca de SIM.
A nova proposta da Google vai eliminar a necessidade de introduzir um número de telefone e receber um código numérico. Em vez disso, irá aparecer um código QR que devem digitalizar com o smartphone. Esta transição dificulta os ataques de phishing, uma vez que não existe senha que se possa tentar obter, além de reduzir as dependências no processo.
A Google já demonstrou interesse em melhorar esta tecnologia quando actualizou o Google Authenticator com a digitalização de código QR. Embora não esteja confirmado se utilizará esta aplicação específica para o novo sistema, o desenvolvimento aponta claramente nessa direcção.
Os códigos QR não são isentos de riscos, como demonstrado pelos ataques recentes dirigidos a utilizadores do Signal utilizando QR maliciosos. A Google terá de garantir a implementação de camadas de protecção suficientes para evitar que o seu sistema seja vítima de vulnerabilidades semelhantes.
Nos últimos meses, a Google integrou códigos QR em mais produtos, como mostra a funcionalidade de digitalização automática no Circle to Search. Não especificou quando começará a implementar esta mudança, afirmando apenas que tal acontecerá “nos próximos meses.”
Fonte: Sapo