O Presidente da República, Daniel Chapo, afirmou na quinta-feira, 27 de Fevereiro, que o diálogo político em curso resultou num consenso integral entre as partes envolvidas.
Segundo a Agência de Informação de Moçambique, o acordo será assinado no dia 5 de Março próximo, em Maputo, e contará com a presença de diversas representações da sociedade e da comunidade internacional.
Em declarações à imprensa, Chapo destacou a evolução positiva do diálogo. “Tivemos, esta tarde, mais um encontro no âmbito do acordo que está a ser debatido para podermos encontrar consensos de forma a alcançarmos a estabilidade política, económica e social no nosso país”, afirmou o chefe do Estado.
A sessão contou com a inclusão de partidos políticos com representação nas assembleias municipais, além dos que já vinham participando. “Os partidos estão aqui presentes, familiarizaram-se com o documento e hoje chegámos ao consenso a 100% em relação àquilo que é o conteúdo do acordo”, explicou Chapo.
A cerimónia de assinatura contará com a presença de diversos sectores da sociedade, incluindo organizações da sociedade civil, representantes de partidos sem assento parlamentar e lideranças religiosas. “Chegámos ao consenso de convidarmos todos os estratos sociais para a assinatura do acordo”, destacou o chefe do Estado.
Daniel Chapo referiu ainda que o momento contará com a presença de representações diplomáticas e parceiros internacionais. “É importante convidar os países amigos com representações diplomáticas ao nível do nosso país, alguns parceiros de cooperação que trabalham bastante connosco para o desenvolvimento da nossa nação.”
O Presidente da República reforçou a importância do acordo para o desenvolvimento do País. “A partir daqui, com base no que está no acordo, vamos começar a dar os passos subsequentes”, concluiu.