NYSE é a sigla para a “New York Stock Exchange” ou, em português, Bolsa de Valores da Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A NYSE foi inaugurada em 1792, com o “Acordo de Buttonwood”, onde ficou acertado que os corretores só poderiam negociar os activos entre eles, estabelecendo ainda uma especificação relativamente à taxa de corretagem que poderiam aplicar sobre os seus clientes, que era de 0,25%.
Desde então, a NYSE passou por reformulações, mudou de lugar, até chegar ao ano de 1903, quando passou a residir no seu endereço actual.
Em 1929, ocorreu a quebra da bolsa, quando o índice Dow Jones, principal indicador do mercado norte-americano, caiu perigosamente 11%, “inaugurando” a grande depressão nos Estados Unidos. O evento ficou conhecido como “Black Thursday” (quinta-feira negra) e aconteceu no dia 24 de Outubro.
Depois disso, a NYSE conviveu com várias crises, como a Segunda Guerra Mundial, a guerra do Vietname, conflitos no Golfo Pérsico, crises do petróleo, na Rússia e dos tigres asiáticos.
Durante esses longos anos, ocorreram também momentos de euforia. Em 2007, a NYSE fundiu-se com o conglomerado de bolsas da Europa – a Euronext -, formando a NYSE Euronext. Em Junho de 2017, a NYSE registou um valor total de acções capitalizadas no mercado de 21,3 biliões de dólares.
Fonte: Mais Retorno