O Governo angolano pretende reforçar a cooperação com o Reino Unido para diversificar a economia e as exportações, aumentando os recursos externos do país. A informação foi avançada pelo ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns, nesta terça-feira (25), em Luanda, após um encontro com o comissário adjunto de Comércio do Reino Unido para África, Ben Ainsley.
Miguêns destacou que a visita do representante britânico demonstra o interesse do Reino Unido em colaborar com Angola. Segundo o ministro, o país está preparado para expandir as exportações para além do petróleo e dos minerais, apostando no aumento da produção local.
“A médio prazo, Angola será capaz de apresentar uma balança comercial equilibrada, com a participação de mais sectores da economia”, afirmou o governante, sublinhando que a diversificação económica é uma prioridade e que o apoio de parceiros internacionais fortalece esse objectivo.
Nos últimos anos, Angola e o Reino Unido têm trabalhado para melhorar o ambiente de negócios, criando mais oportunidades para as empresas. Esse esforço pretende impulsionar o crescimento económico e melhorar as condições de vida da população de ambos os países.
O comissário adjunto de Comércio do Reino Unido para África, por sua vez, afirmou que o objectivo da cooperação é estabelecer estratégias com o Governo angolano e agentes económicos para impulsionar o comércio. “Queremos encontrar uma linha que beneficie o sector comercial tanto de Angola como do Reino Unido”, concluiu.
Fonte: Jornal de Angola