A produção de energia em cinco grandes parques solares do País, e noutras centrais mais pequenas, cresceu 18,6% em 2024, atingindo mais de 101,2 mil MegaWatts-hora (MWh), contra 85,3 mil MWh registados em 2023.
A publicação do Ministério das Finanças descreve que, apesar deste aumento, não foi cumprida a meta planificada que era de produzir mais de 138,8 MWh. “Os parques solares garantiram somente 0,5% da produção total em 12 meses.”
Contudo, no documento citado pela Lusa, o Executivo reiterou que prevê instalar, até 2030, mais centrais solares em, pelo menos, cinco regiões nacionais, estimando introduzir na rede uma capacidade de 1000 MegaWatts (MW) de produção eléctrica. Esta acção vai ajudar a resolver, de forma simples e eficaz, o dilema da falta de energia em certos locais recônditos e ajudará também no processo de transição.
“A Estratégia de Transição Energética (ETS, em inglês) está orçada em 80 mil milhões de dólares, num plano em que Moçambique terá de desenvolver, na primeira fase até 2030, pelo menos 1000 MW de nova capacidade solar fotovoltaica no Dondo, Lichinga, Manje, Cuamba, Zitundo e noutros locais a identificar.”
Até 2050, o objectivo é ter pelo menos 7,5 GW de capacidade solar fotovoltaica instalada em Moçambique e até 2,5 GW de capacidade de energia eólica.