Madagáscar é um destino de muitas atracções e, embora seja possível visitar a ilha durante todo o ano, a época pode influenciar, e muito, o tipo de aventura que se pode desfrutar.
O clima de Madagáscar pode ser dividido em duas estações muito diferentes: a estação seca (Abril a Outubro) e a estação das chuvas (Novembro a Março).
Seja qual for o cenário que lhe agrade, continue a ler este artigo e descubra as melhores alturas para visitar o país.
Junho a Agosto é a altura do “bom tempo” e das melhores condições da estrada
Bem-vindo à época alta de Madagáscar, quando o melhor tempo coincide com as férias de Verão em grande parte do Hemisfério Norte. O resultado são meses intensos de estradas e praias cheias, e de preços mais elevados e menor disponibilidade nas estâncias mais populares.
O clima de Madagáscar pode ser dividido em duas estações muito diferentes: a estação seca (Abril a Outubro) e a estação das chuvas (Novembro a Março)
As condições climáticas são também ideais para explorar, com temperaturas quentes durante o dia e noites frescas, tendendo para o frio nas terras altas. As temperaturas nocturnas médias em Julho podem descer até aos 8°C, incluindo na capital, Antananarivo, que se situa a 1280 m acima do nível do mar.
Um dos pontos altos de viajar em Madagáscar nesta altura é a oportunidade de ver baleias em migração, muitas vezes bem perto da costa. As baleias jubarte – conhecidas por se lançarem para fora da água em espectaculares saltos – são a principal atracção, chegando ao longo das costas oriental e ocidental de Madagáscar por volta de Junho.
As condições para fazer caminhadas são agradáveis (os trilhos não estão demasiado lamacentos ou escorregadios) e pode contar com a abertura de parques como Bemaraha e Ankarana. Muitos parques fecham em Novembro e raramente reabrem antes de Abril ou Maio.
Mas não são apenas os turistas que desfrutam das condições climáticas ideais. Os habitantes locais passam a maior parte do seu tempo ao ar livre, aproveitando o sol e as noites frescas e usufruindo de alguns dos seus festivais favoritos. Não há melhor altura para estar em Madagáscar do que a 26 de Junho, o Dia da Independência do país, quando toda a nação parece ficar vermelha, verde e branca (as cores da bandeira de Madagáscar).
É uma altura em que se pode esperar tudo, desde desfiles militares e multidões a agitar bandeiras a festas de rua, noites temáticas em discotecas e celebrações de sabores locais nos melhores restaurantes da ilha.



Os meses de Maio e de Setembro a Novembro são bons para as flores silvestres e para as multidões
À medida que a estação seca avança, as temperaturas começam a subir, o que pode ser perfeito se estiver a planear passar algum tempo na praia. O mercúrio mantém-se alto até à chegada das chuvas. Em Novembro, algumas trovoadas ocasionais ao fim da tarde podem arrefecer as coisas durante algumas horas, mas as temperaturas médias diurnas podem atingir os 28°C em Andasibe e os 30°C em Isalo.
De um modo geral, no entanto, é seco e gostará de não ter de lutar pelo melhor lugar na praia ou de fazer fila no buffet do hotel. O melhor de tudo é que é uma época de verdadeira abundância tropical, com os mercados a transbordar de fruta fresca e paisagens inteiras adornadas com jacarandás, orquídeas e flores silvestres em plena floração.
E as hipóteses de ver a vida selvagem são tão boas como na época alta, só que agora fá-lo-á sem as multidões. Outubro é a altura do ano em que ouvirá o som e a fúria absolutamente convincentes das fossas (o maior carnívoro de Madagáscar) a acasalar.
Maio também pode ser um mês excepcional para se deslocar ao país. É quase certo que as chuvas já passaram e os habitantes locais estão mais animados. Entre os muitos festivais que se realizam nesta altura do ano, o Donia, em Nosy Be, é o mais popular – as celebrações duram uma semana e esta bela ilha pode parecer uma grande festa tropical.



Dezembro a Abril é o melhor período para mergulhar e Madagáscar está mais verde
Madagáscar é um destino de mergulho de classe mundial. Em Dezembro, pode-se esperar a melhor visibilidade subaquática e mares geralmente calmos. Isto aplica-se a toda a ilha, quer opte pelos locais de mergulho de Nosy Be, a norte, da Île Sainte Marie, a leste, ou de qualquer ponto do sul do país.
Outro ponto alto dos meses da estação das chuvas é a proliferação da vida selvagem. Se estiver interessado em assinalar algumas das muitas espécies de camaleões de Madagáscar na sua lista de locais a visitar, os répteis e anfíbios adoram o calor e a humidade de Fevereiro, quando as temperaturas diurnas sobem acima dos 32°C, saindo da hibernação em grande número.
Com tanta chuva, parece que tudo em Madagáscar fica verde. E é um verdadeiro refresco para os sentidos, pois as florestas enchem-se de cantos de pássaros e o cheiro revigorante das chuvas recentes paira no ar. Os preços do alojamento também tendem a ser muito mais baixos.
No entanto, uma das desvantagens destes meses é o perigo de ciclones, sobretudo na costa leste. Estes são possíveis em qualquer altura entre Janeiro e Abril.
Menos extremas, mas também perturbadoras, são as consequências das fortes chuvas que geralmente caem de Janeiro a Março. As estradas e os percursos pedestres na floresta podem transformar-se em atoleiros, tornando a deslocação mais problemática do que o habitual, e muitos parques nacionais fecham ou tornam-se inacessíveis. Verifique o estado das estradas antes de planear qualquer viagem longa.



Fonte: Lonely Planet