A Electricidade de Moçambique (EDM) fez saber que há 501 mil pessoas que estão com restrições de energia devido a uma avaria numa linha de alta tensão provocada pelo mau tempo verificado nas províncias de Inhambane, Manica e Sofala, nas regiões Sul e Centro do País, respectivamente.
“Persistem restrições no fornecimento de energia eléctrica desde a noite de 19 de Fevereiro, devido às chuvas intensas e ventos fortes, que provocaram uma avaria na linha de alta tensão entre Matambo e Chibata.”
Para resolver a situação, a empresa argumentou que foram destacadas algumas equipas tanto da EDM como da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, que trabalham para garantir a reposição do sistema “o mais brevemente possível.”
Moçambique está em plena época chuvosa e ciclónica 2024-25, que decorre habitualmente entre Outubro e Abril. Neste período já foram registados os ciclones Chido e Dikeledi. Os fenómenos atingiram a região Norte entre Dezembro do ano passado e Janeiro último, com maior impacto nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, tendo afectado 736 mil pessoas e causado a destruição de infra-estruturas públicas e privadas.
A entidade explicou, na altura, que os investimentos na reposição das infra-estruturas desafiam a empresa a estar mais atenta ao clima para definir estratégias de operação e adopção de planos de emergência e contingência.