O Ministério dos Transportes e Logística fez saber nesta quarta-feira, 19 de Fevereiro, que estão em curso estudos para solucionar os problemas de congestionamento de camiões no acesso ao Porto da Beira, um dos mais importantes do País, localizado na província de Sofala, na região Centro.
“O corredor da Beira enfrenta um desafio relacionado com o congestionamento nos pontos que dão acesso ao porto. Por isso, estamos a avaliar alguns mecanismos para solucionar esse problema”, explicou o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, durante uma visita realizada à infra-estrutura.
O governante destacou a possibilidade de criação de vias alternativas e que, para isso, decorre um trabalho conjunto com a Cornelder de Moçambique (entidade responsável pela gestão do Porto da Beira), com a empresa Caminhos-de-Ferro de Moçambique (CFM) e com o sector privado local.
Nos primeiros sete meses de 2024, o terminal de carga geral do Porto da Beira registou um aumento global de 24% em relação ao mesmo período de 2023. O terminal de contentores também apresentou um crescimento robusto de 40%, manuseando 226 mil contentores em comparação. O Zimbabué continua a ser o maior utilizador do Porto da Beira para exportações, com produtos como crómio, lítio, petalite e tabaco.