O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu, nesta quara-feira, 19 de Fevereiro, os embaixadores de Itália, Gabriele Philip Annis, e da Turquia, Ferhat Alkan, para a entrega das cartas credenciais, oficializando-os como representantes diplomáticos dos seus países em Moçambique.
Durante a cerimónia, a Turquia manifestou disponibilidade para colaborar com Moçambique no combate ao terrorismo, segundo avançou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, citada pelo jornal O País.
O órgão conta que a cerimónia decorreu na manhã de hoje, na Presidência da República, e foram discutidos temas estratégicos, incluindo cooperação económica, defesa e educação, reforçando as relações bilaterais e o compromisso mútuo com o desenvolvimento e a segurança regional.
A governante destacou a importância da cooperação com a Turquia, sublinhando que este país tem uma forte presença na área da defesa e está disposto a colaborar com Moçambique na luta contra o terrorismo.

A diplomata avançou ainda que o embaixador turco, Ferhat Alkan, manifestou interesse em fortalecer a cooperação económica e comercial, referindo-se, entre outros pontos, à fábrica de cimento e aos desafios actuais relacionados com os preços, tendo solicitado protecção para as suas empresas e outros investimentos.
O embaixador da Turquia também pediu “proteção” dos seus investimentos naquele face às manifestações pós-eleitorais que ocorrem desde Outubro, durante apresentação de cartas ao Presidente da República, Daniel Chapo.
“O embaixador da Turquia referiu-se a uma das fábricas e aos problemas que estamos a ter agora em relação a questão dos preços, tendo pedido proteção da empresa e dos outros investimentos”, disse Maria dos Santos Lucas.
Relativamente a Itália, a ministra referiu que o país europeu tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento de infra-estruturas no País, incluindo a construção de barragens na província de Maputo por empresas italianas. Além disso, destacou o apoio na área da defesa, particularmente no combate ao terrorismo que afecta a região norte, na província de Cabo Delgado.
Maria dos Santos Lucas enfatizou também a importância da cooperação com Itália, recordando a participação daquele país no processo de pacificação de Moçambique.
“O Presidente da República recordou ao embaixador as relações que nós temos, que até culminaram com a assinatura do Acordo de Paz em Roma, as relações que mantemos com a Itália como Governo, como país, mas também as que temos com a Comunidade de Sant’Egídio”, disse a ministra, em declarações à imprensa.
Os encontros reafirmaram a importância da cooperação bilateral com ambos os países, que se destacam como parceiros estratégicos de Moçambique. “Foi mais ou menos isso que se conversou”, disse.