Pelo menos três pessoas perderam a vida e duas sofreram ferimentos ligeiros após o desabamento de uma mina de turmalina (pedra preciosa utilizada em jóias) no distrito de Barué, província de Manica, no Centro do País.
De acordo com a Lusa, o incidente ocorreu no sábado (15), por volta das 19h00, quando os garimpeiros escavavam as minas, invadidas na quinta-feira (13) por populares, em contestação a um alegado incumprimento da responsabilidade social por parte da mineradora Sominha.
Segundo o director dos Serviços Provinciais dos Recursos Minerais e Energia em Manica, Manuel Silva, “houve um deslizamento de terra numa mina de turmalina, no posto administrativo de Nhampassa, distrito de Barué, no qual cinco garimpeiros ilegais ficaram soterrados por dois dias. Conseguimos resgatar dois e infelizmente três perderam a vida. O resgate dos mineiros ilegais ocorreu dois dias após a derrocada por falta de equipamentos. A humidade do solo, devido à época das chuvas, precipitou o acidente”, afirmou Silva, explicando ainda: “Não conseguimos retirar os garimpeiros a tempo por falta de recursos, não tínhamos tubos para introduzir e facilitar a entrada de oxigénio. Só hoje, com a ajuda de uma pá, é que foi possível desenterrá-los.”
Este é o segundo caso de mortes por deslizamento de terras numa mina em Manica em pouco mais de um mês. Em Janeiro, pelo menos quatro mineiros ilegais morreram na sequência de um deslizamento de terras numa mina de ouro no distrito de Gondola.
Manica é rica em minérios, principalmente ouro, sobretudo nos distritos de Macossa, Barué, Sussundenga, Gondola e Manica. Nesta última, por exemplo, de acordo com o sector de recursos minerais, há uma média anual de 400 a 800 quilos de ouro que é extraída e vendida, dentro e fora do circuito normal de comercialização.
O ouro daquela região tem atraído milhares de jovens nacionais e estrangeiros para o garimpo, que é feito de forma não regulamentada. No entanto, a prática ilegal expõe, muitas vezes, os garimpeiros a condições precárias e perigosas, resultando em tragédias.