Os preços do petróleo estão a ganhar terreno e somam-se aos ganhos da sessão anterior, após um ataque com drones ter atingido a estação de bombagem de Kropotkinskaya, no sul da Rússia.
O West Texas Intermediate (WTI) – de referência para os EUA – sobe 0,98% para os 71,43 dólares por barril. Já o Brent – de referência para o continente europeu – segue a valorizar 0,24% para os 75,40 dólares por barril.
Ainda assim, a atenção do mercado continua nas perspectivas de maior oferta em breve. “O tema predominante que impulsiona os preços do petróleo ultimamente tem sido o das expectativas de fornecimento. Com os preços mais fracos nas últimas semanas, as notícias de um ataque de drones no oleoduto de exportação do Cazaquistão na Rússia foram o catalisador para que algum sentimento pessimista se dissipasse”, explicou o estratega da IG, Yeap Jun Rong, citado pela Reuters.
O ataque poderá interromper as exportações para os mercados internacionais e prejudicar empresas norte-americanas.
“No entanto, subidas a longo prazo vão ser limitadas, pois o mercado pode antecipar maiores ofertas da OPEP+ e da Rússia no futuro, enquanto a melhoria da procura – especialmente da China – ainda permanece incerta, com base em dados económicos recentes.”
A agitar o mercado estão ainda as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, num momento em que as autoridades norte-americanas e russas se reúnem na Arábia Saudita nesta terça-feira, 18 de Fevereiro.