Os preços do ouro continuam a subir esta terça-feira (18), ainda à boleia da incerteza em torno das tarifas do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, que continua a dominar o sentimento do mercado e alimenta o apetite por activos-refúgio.
O metal amarelo sobe 0,56% para 2912,73 dólares por onça, pairando perto do recorde de 2942,70 dólares que atingiu a 11 de Fevereiro.
“Temos tido compras significativas por parte dos bancos centrais e também temos esta potencial escassez na Europa, já que parece haver uma corrida à compra de ouro nos EUA por causa das tarifas”, realçou o analista da Capital.com, Kyle Rodda, em declarações à Reuters.
Os analistas estão optimistas em relação ao preço do ouro a longo prazo. A Goldman Sachs reviu em alta a sua previsão para o preço do ouro de 2890 dólares por onça para 3100 dólares no final de 2025, justificada por uma maior procura por parte do banco central norte-americano.
“No entanto, se a incerteza política — incluindo receios com as tarifas — continuar elevada, um posicionamento especulativo mais duradouro pode levar os preços do ouro até aos 3300 dólares até o final do ano”, observou o banco.