A Africa Finance Corporation (AFC) assinou um acordo com o Banco de Exportação e Importação da China (CEXIM, sigla em inglês) para reforçar a colaboração no financiamento de projectos estratégicos de infra-estruturas e comércio em África. Esta parceria confirma o empenho de ambas as instituições em acelerar o desenvolvimento económico do continente.
O acordo baseia-se numa colaboração que teve início em 2018 e tem como objectivo intensificar os investimentos sustentáveis. Desde o início da relação, a AFC já garantiu 700 milhões de dólares em financiamento do CEXIM através de um empréstimo de 300 milhões de dólares em 2018 e outro de 400 milhões de dólares em 2023.
O presidente e director executivo da AFC, Samaila Zubairu, sublinhou a importância da parceria, afirmando: “A nossa união com a CEXIM reforça os laços comerciais e de investimento entre África e China, criando novas oportunidades para o desenvolvimento de infra-estruturas e o crescimento industrial.” Zubairu sublinhou que esta colaboração é crucial para a industrialização de África.
O responsável acrescentou ainda que, com o apoio do CEXIM, estão a ser criadas novas possibilidades para “construir economias mais resistentes, mobilizar capital em grande escala e impulsionar a prosperidade a longo prazo em todo o continente.”
A AFC tem expandido a sua presença no sector financeiro chinês, tendo recentemente conseguido duas importantes notações de crédito. A China Chengxin International Credit Rating Co. Ltd (CCXI) atribuiu à AFC uma notação de crédito AAA (classificação que indica que a entidade tem uma capacidade muito alta de cumprir as suas obrigações financeiras), enquanto a S&P Ratings (China) Co., Ltd. deu-lhe a notação de emitente AAAspc (classificação ainda mais elevada para emissores financeiros).
Estas notações reflectem a sólida situação financeira da AFC e a sua capacidade de gerir eficazmente o capital. Em 2023, a instituição financeira também finalizou um empréstimo sindicado de 1,16 mil milhões de dólares, co-liderado pelo Banco da China e pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC).
A parceria entre a AFC e o CEXIM visa promover a integração económica e o desenvolvimento sustentável em África, centrando-se na mobilização de financiamento para grandes projectos de infra-estruturas, melhorando as soluções de investimento no comércio e reforçando a participação do sector privado no continente.
Com esta colaboração, as duas instituições estão a preparar o terreno para uma prosperidade duradoura, reforçando a posição de África no comércio mundial e o desenvolvimento das suas infra-estruturas.
Fonte: Further Africa