O Access Bank irá realizar a sua primeira Conferência Comercial Africana no dia 12 de Março, na Cidade do Cabo, África do Sul. O evento terá como tema “Empoderar África Através do Comércio, Inovação e Crescimento Sustentável”, com o objectivo de discutir a transformação económica do continente.
De acordo com um comunicado recebido pelo DE, com um défice de financiamento comercial de 81 mil milhões de dólares anuais, a conferência visa abordar os desafios que limitam o comércio, especialmente para Pequenas e Médias Empresas (PME) e empresas locais. O encontro será uma plataforma para promover a colaboração e explorar soluções inovadoras.
O director executivo do Access Bank, Roosevelt Ogbonna, fez saber que “a Conferência Comercial Africana é um passo fundamental para redefinir o potencial comercial do continente”, destacando ainda que o evento oferece uma oportunidade para criar “plataformas para diálogo, inovação e soluções concretas.”
A presença do Access Bank em 24 países, incluindo 16 em África, coloca a instituição numa posição única para facilitar o comércio interafricano e intra-africano. A sua rede de expansão torna o banco um interveniente-chave para o crescimento inclusivo no continente.
Segundo Seyi Kumapayi, director executivo das subsidiárias africanas do Access Bank, a conferência não só tratará dos desafios comerciais, mas também defenderá as oportunidades do continente. “Através de parcerias estratégicas e soluções financeiras personalizadas, estamos a abrir caminho para que as empresas africanas ocupem o seu lugar na economia global.”
O evento contará com a participação de oradores experientes, incluindo executivos de bancos internacionais, Instituições de Financiamento ao Desenvolvimento (DFI) e líderes empresariais africanos, que partilharão conhecimentos sobre o futuro do comércio no continente.
O administrador delegado interino do Access Bank Moçambique, Chiwetalu Obikwelu, destacou que iniciativas como a conferência agendada para Março beneficiam países em ascensão como Moçambique. “Ao promover o comércio interafricano, criamos novas oportunidades para as PME prosperarem e se ligarem ao mercado global.”
A conferência destacará também a importância da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que visa reduzir barreiras comerciais e integrar as economias africanas nas redes globais de comércio. Serão abordados temas como digitalização, inovação, soluções para barreiras comerciais e práticas de comércio sustentável.