O Presidente da República, Daniel Chapo, revelou que o sector privado da Nigéria manifestou interesse em explorar as oportunidades de negócio existentes em Moçambique, sublinhado que pretende investir nas áreas da logística e distribuição de combustíveis.
Em Adis Abeba, à margem da Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana, o governante fez saber que manteve um encontro com o magnata nigeriano Aliko Dangote (uma das pessoas mais ricas do mundo e de África segundo a revista Forbes), no qual foi abordada a possibilidade de efectuar uma visita empresarial ao País para avaliar o ambiente de negócios.
“Dangote, que recentemente inaugurou uma das maiores refinarias de petróleo do mundo e a maior de África, expressou interesse em explorar oportunidades de investimento na cadeia logística e de distribuição de combustíveis, aproveitando os corredores de Maputo, Beira e Nacala”, avançou o Presidente.
Chapo afirmou que as parcerias com a classe empresarial nigeriana vão impulsionar o crescimento económico, contribuindo para a geração de emprego e desenvolvimento de sectores fundamentais, como recursos minerais, energia e transportes.

“Queremos criar empregos para a nossa juventude, sobretudo para as mulheres, e também impulsionar a nossa economia, criando bem-estar para todo o povo moçambicano”, descreveu.
O chefe do Estado recordou que, para acelerar a implementação de iniciativas estratégicas, o Governo criou o Gabinete de Reformas e Projectos Estratégicos ao nível da Presidência da República, órgão que será responsável por coordenar e facilitar a materialização das parcerias e investimentos, garantindo maior eficácia nos processos.
Na altura, o governante sublinhou a existência de outras áreas que mereciam maior destaque e que poderiam servir como elemento catalisador para ter acesso aos mercados internacionais e contribuir para o desenvolvimento dos dois países.