os passion investments fazem parte dos chamados “investimentos alternativos”. As suas aplicações são feitas em artigos de luxo, como vinhos, carros importados e obras famosas – desde quadros até peças da sétima arte.
Este tipo de investimento é uma alternativa às aplicações de risco mais comuns, como aquelas feitas na Bolsa de Valores ou mesmo títulos públicos ou privados.
Se achou que a palavra “passion” tem alguma ligação com a tradução literal da palavra (paixão), acertou em cheio! Os “passion investments” são chamados assim porque os seus fundos são criados a partir de itens que são a paixão de muitos consumidores, que costumam valorizar muito com o passar dos anos.
Porque investir em “passion investments”?
Investidores sérios não vão alocar o seu capital em quaisquer fundos. Portanto, existem bons motivos para investir nos “passion investments”, além, é claro, de ser uma boa forma de diversificar a carteira.
Este tipo de investimento apresenta algumas vantagens relevantes e que valem a pena ser consideradas.
A primeira delas é que os respectivos artigos alterativos não estão sujeitos às flutuações de mercado, como estão sujeitos papéis de uma empresa de petróleo, por exemplo. Isso implica que os grandes choques sofridos pelo mercado não afectariam tão directamente o rendimento dos “passion investments”.
Uma outra vantagem é que esse investimento oferece bom desempenho na relação risco e retorno e são considerados um bom amortecedor de perdas quando o desempenho de títulos é ínfimo ou mesmo negativo.
Desse modo, fica claro o motivo de investir nos “passion investments”: não é uma forma de ostentação, mas de diversificação de carteira e alguma segurança contra grandes perdas.
Fonte: Mais Retorno