A empresa americana Snap, proprietária do Snapchat, a popular plataforma de redes sociais, revelou o desenvolvimento de um novo modelo de Inteligência Artificial (IA) de texto para dispositivos móveis, capaz de gerar imagens de alta resolução em poucos segundos.
De acordo com a empresa, o modelo consegue produzir imagens de alta resolução em aproximadamente 1,4 segundos num iPhone 16 Pro Max, por exemplo. A nova tecnologia vai impulsionar alguns dos recursos do Snapchat nos próximos meses.
Embora a Snap já tenha utilizado ferramentas de IA de empresas como a OpenAI e a Google para potenciar algumas das suas funcionalidades, lançou agora o seu próprio modelo de IA interno, que lhe permitirá oferecer funções exclusivas aos seus utilizadores.
Com esta nova tecnologia, a Snap afirma que será capaz de oferecer à sua comunidade ferramentas de IA de alta qualidade a um custo operacional reduzido. O novo modelo de difusão é executado inteiramente no dispositivo, reduzindo os custos de computação em comparação com modelos que dependem de grandes servidores.
A empresa, que planeia levar a tecnologia à produção nos próximos meses, ajudando a potenciar funcionalidades como AI Snaps e fundos AI Bitmoji, não partilhou mais detalhes sobre o modelo, mas sublinhou que faz parte do seu investimento contínuo em tecnologias de IA e Machine Learning.
Fonte: Época Negócios