O Governo deu autorização à Jearrard Energy Resources (JER) – empresa sediada no Reino Unido que desenvolve projectos de energias renováveis em África – para explorar hidrogénio natural na província de Inhambane, Sul do País, tanto em terra como no fundo do mar.
Segundo um comunicado divulgado pela empresa, com esta iniciativa, Moçambique avança na procura de alternativas energéticas sustentáveis e reforça a sua posição no sector energético mundial.
Com a autorização concedida à JER, Moçambique está na vanguarda da exploração deste recurso, juntando-se ao desenvolvimento do hidrogénio verde já em curso no País. A aposta na exploração e produção pode não só garantir uma maior autonomia energética, como também gerar divisas para fortalecer a economia nacional, dinamizando indústrias e negócios ligados ao sector energético.
O hidrogénio natural, também chamado hidrogénio dourado ou branco, é formado no subsolo por processos naturais e pode ser extraído através da perfuração de poços profundos, à semelhança da extracção de petróleo. Forma-se quando a água fica retida em camadas de argila, onde reacções tectónicas dividem os átomos de água, capturando grandes volumes deste gás.