A Associação Industrial de Moçambique (AIMO) defendeu que os megaprojectos devem impulsionar o desenvolvimento das indústrias locais e melhorar a vida das comunidades, enquanto operarem no País.
De acordo com o jornal O Pais, o posicionamento foi apresentado, na sexta-feira (14), num encontro entre a AIMO e o ministro da Economia, durante o qual a associação pediu mais acesso ao financiamento.
A reunião abordou, segundo um comunicado divulgado pelo organismo, de forma contundente, os desafios enfrentados pela indústria, incluindo as barreiras regulatórias, a infra-estrutura deficiente e a necessidade urgente de modernização da tecnologia e processos.
Na reunião, a AIMO enfatizou também a necessidade de se criar mais fontes de financiamento para permitir que as indústrias locais se expandam e modernizem as suas acções.
“O presidente da AIMO, Rogério Samogudo, fez um apelo para a criação de condições que favoreçam a concessão de crédito, além de políticas que incentivem a captação de investimentos privados e internacionais no sector”, lê-se no documento.
Basilio Muhate, ao lado da sua equipa, enfatizou que o Governo está comprometido em apoiar, sem reservas, os esforços para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento das indústrias locais.
O governante reafirmou que a parceria com a AIMO será a chave para enfrentar os desafios e realizar os grandes sonhos de industrialização que mudarão o futuro da nação.