Para muitos, o pior dos espaços públicos é ter de os partilhar com outras pessoas, sobretudo quando não respeitam ou não têm em conta os outros quando lá estão.
Embora seja verdade que estes espaços abertos e comuns têm uma certa liberdade para fazer o que bem entendem, há aspectos que, embora permitidos, incomodam e provocam confrontos entre as pessoas. A música é, sem dúvida, uma das mais notáveis, pois se estiver por perto, por mais que não queira, pode ouvi-la mesmo que talvez prefira relaxar em silêncio.
Na praia isto é algo muito comum, onde alguns vão para relaxar e ouvir o som do mar, outros vão para se divertir e para isso precisam de música para os acompanhar. Isto acontecia frequentemente com um utilizador conhecido no X como @RoniBandini e, como tal, decidiu resolver a situação.
Este aparelho, chamado Pocket Gone, que é uma evolução do primeiro protótipo que o utilizador construiu chamado Reggaeton Be Gone, funciona através de ligações Bluetooth e, ao apontar para o altifalante, consegue ligar-se a ele e desligá-lo.
Este gadget, que o desenvolvedor não tem qualquer intenção de colocar à venda (embora tenha organizado workshops para que as próprias pessoas o construam) tem gerado muitas controvérsias sobre a legalidade ou moralidade de desligar a música dos outros quando estes não estão a infringir nenhuma lei.
Fonte: Sapo