Três rádios comunitárias da província de Nampula, no Norte de Moçambique, retomaram as emissões depois de uma interrupção temporária pelas autoridades moçambicanas devido a interferências na navegação aérea, noticiou a Lusa.
Segundo informou a agência, fontes das três estações de rádio – Encontro, Haq e Vida – confirmaram na sexta-feira (14) à comunicação social que retomaram as suas actividades na tarde de quinta-feira (13), após um encontro de oito horas com o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM).
O sinal das rádios foi temporariamente cortado na quarta-feira.
“Chegámos à conclusão de que a rádio pode ser reactivada, mas a sua potência foi reduzida para resolver o problema que tinha que ver com a interferência que estava a causar no sistema das aeronaves. Há ainda alguns vestígios que temos de esclarecer sobre os passos subsequentes para que a emissora possa continuar a funcionar normalmente, como a colocação de filtros”, explicou o padre Serafim Muacua, director-adjunto da Rádio Encontro, que pertence à Igreja Católica.
Numa nota divulgada à comunicação social na quinta-feira, o INCM, entidade reguladora, referia que a emissão conjunta das três rádios estava a interferir com as comunicações do serviço móvel aeronáutico, dificultando a ligação entre a torre do aeroporto local e os aviões.
“Dado o perigo que esta situação representa para as vidas humanas, o INCM notificou as três rádios em causa da interferência identificada e ordenou o encerramento temporário das emissões, com efeitos imediatos, enquanto durar a interferência”, referia o documento.
A instituição acrescentava estar a trabalhar com as três estações de rádio para resolver o problema e restabelecer as emissões.
“A reunião foi positiva, porque o INCM provou e mostrou-nos uma interferência que abrange não só a Rádio Encontro, mas também outras estações, incluindo a Rádio Moçambique, que não fazia parte desta discussão anteriormente”, concluiu o director da Rádio Encontro.