A bolsa de Nova Iorque registou subidas nos índices de referência na sessão desta quinta-feira (13), nomeadamente em reflexo do ânimo dos investidores no que respeita às cotadas da tecnologia.
O tecnológico Nasdaq subiu 1,50%, ao passo que o S&P 500 avançou 1,03% e o industrial Dow Jones ganhou 0,77% durante a sessão.
Em plena época de resultados, a tecnológica Cisco valorizou 2%, depois da subida de 6% na véspera, em virtude das contas do quarto trimestre. Nesta sessão, o destaque foi para a Apple e a Nvidia, que operam no mesmo sector e valorizaram 2% e 3%, respectivamente.
A Tesla foi mais além, ao ganhar quase 6%, ao mesmo tempo que a Intel subiu mais de 7%.
Se, entre as bolsas europeias, as negociações que visam um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia deixaram os mercados animados, as últimas horas em Nova Iorque foram de um impulso ainda maior, associado a Donald Trump.
O Presidente norte-americano garantiu, esta quinta-feira, que os Estados Unidos da América vão aplicar tarifas retaliatórias proporcionais sobre as importações que cheguem de todos os parceiros comerciais. De qualquer modo, Trump não avançou uma data ou um prazo para que estas sejam colocadas em prática.