Chegou o novo Mercedes-Benz Classe G 580 (ou G-Wagen 580), todo-o-terreno 100% eléctrico, que combina tecnologia de ponta com um design intemporal, prometendo robustez.
O G 580 mudou de motorização e substituiu grande parte dos componentes mecânicos, como as mudanças redutoras usadas no todo-o-terreno e os diferenciais de bloqueio. O modelo está equipado com uma transmissão de duas velocidades para proporcionar uma velocidade muito baixa e um sistema computorizado que envia tracção instantaneamente para a roda que mais precisa.
Com 587 cavalos (cv) de potência total e 1164 Nm de binário, o G 580 dispõe de uma tecnologia de bloqueios virtuais do diferencial assegurando tracção ideal em qualquer situação. Basta premir um botão e só temos de nos preocupar com o acelerador e a direcção, o G 580 faz o resto, sabendo quais os pneus que têm aderência e quais os que não estão em contacto com o chão.
Funcionalidades modernas
O automóvel inclui capô transparente, câmara de 360°, câmara frontal, duas câmaras nos espelhos exteriores e uma vista virtual da zona por baixo da secção dianteira.
O G 580 promete suavidade e silêncio, apesar de estar equipado com o G-ROAR, que replica o som específico dos motores V8 da marca
Sem entradas de ar, o G 580 também consegue atravessar água até mais 15 centímetros de profundidade que na versão anterior (atravessa 85 centímetros). Quanto à integridade estrutural da bateria, o invólucro protector de alumínio inexpugnável e fibra de carbono é tão robusto que a Mercedes já o incorporou como componente estrutural do chassis.
O G-Wagen 580 tem ainda outras novidades. Escolhendo a função G-Turn e premindo uma das patilhas do volante, quando se acelera executa uma pirueta. A funcionalidade G Steering é mais prática: basta seleccionar a opção e segurar no volante, centrando a direcção, para o sistema travar a roda interior, para que este SUV com mais de 4,5 m de comprimento consiga fazer curvas apertadas tão facilmente como se fosse um pequeno utilitário.
Experiência de condução
O G 580 promete suavidade e silêncio, apesar de estar equipado com o G-ROAR, que replica o som específico dos V8 da marca. Ao volante, oferece uma entrega imediata de binário, proporcionando uma aceleração instantânea. A bateria tem 116 kWh, o que deveria resultar numa autonomia extraordinária, mas é de apenas 468 quilómetros. Um carregamento de 10% aos 80% pode ser feito em meia-hora.
No interior, o habitáculo exala luxo com materiais de alta qualidade, sistema multimédia MBUX e funcionalidades avançadas de apoio à condução.
Texto: Ana Mangana