O United Bank for Africa (UBA), através da Fundação Tony Elumelu (TEF) – uma organização filantrópica dedicada ao empoderamento de empreendedores africanos –, assinou, na quarta-feira, 12 de Fevereiro, durante a Cimeira Mundial dos Governos, um acordo de parceria estratégica no valor de 6 milhões de dólares (384 milhões de meticais) com o Gabinete de Assuntos de Desenvolvimento dos Emirados Árabes Unidos e a Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan (afiliada à Erth Zayed).
Segundo o comunicado da instituição financeira, a iniciativa tem como objectivo proporcionar formação empresarial, orientação, acesso a redes de contactos e capital inicial não reembolsável de cinco mil dólares (320 mil meticais) a mais de mil jovens empresários africanos.
O acordo foi assinado na Cimeira Mundial dos Governos pelo fundador da TEF, Tony Elumelu, e pelo director-geral da Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, Mohamed Haji Al Khoori. A parceria reforça o compromisso mútuo das instituições em promover o empoderamento económico e o empreendedorismo em todo o continente africano.
Através da parceria, a Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan irá tirar partido da experiência e da capacidade de execução da Fundação Tony Elumelu para catalisar o empreendedorismo através do Programa de Tony Elumelu, que foi pioneiro na formação em gestão empresarial, orientação e financiamento de capital para empresários africanos.
A Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, uma organização filantrópica associada à Erth Zayed, tem um compromisso de longa data com projectos humanitários e de desenvolvimento, centrados na educação, cuidados de saúde, capacitação económica e desenvolvimento empresarial.
“Empoderar empreendedores não é apenas uma obrigação moral, mas um investimento estratégico no futuro de África. Ao oferecer acesso a capital, mentoria e recursos, estamos a desbloquear o potencial do talento africano, eliminando a pobreza, promovendo a auto-suficiência e impulsionando o crescimento inclusivo e a prosperidade no continente. Esta parceria não só reflecte a nossa visão comum de formar a próxima geração de líderes empresariais de África, como também criará um efeito multiplicador de transformação económica”, afirmou Tony Elumelu.

Por sua vez, Mohamed Haji Al Khoori destacou: “A missão da Fundação Erth Zayed é fomentar parcerias de impacto que impulsionem o progresso humanitário e o desenvolvimento sustentável. Apoiar jovens empreendedores africanos está alinhado com o nosso objectivo de fortalecer economias e construir negócios sustentáveis que beneficiem as comunidades.”
Desde o lançamento do Programa de Empreendedorismo da TEF em 2015, a organização já capacitou até 2,5 milhões de jovens africanos através da plataforma digital TEFConnect e destinou mais de 100 milhões de dólares (6,4 mil milhões de meticais) em financiamento directo a mais de 21 mil empreendedores, que juntos criaram mais de 1,5 milhão de empregos directos e indirectos. Com as suas iniciativas, a Fundação retirou dois milhões de africanos da pobreza.
Além dos programas próprios, a TEF trabalha com parceiros internacionais como a União Europeia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Fundação Ikea.
A parceria com a Fundação Khalifa Bin Zayed Al Nahyan marca a primeira colaboração da TEF com uma organização filantrópica do Golfo, reforçando os laços diplomáticos, culturais e de investimento entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) e África. Actualmente, a Fundação Tony Elumelu está com inscrições abertas para jovens empreendedores africanos que possuam ideias inovadoras ou negócios em operação há cinco anos. As candidaturas podem ser feitas na plataforma TEFConnect até ao dia 1 de Março de 2025.