O início de conversações para alcançar a paz entre a Rússia e a Ucrânia está a animar os mercados na manhã desta quinta-feira, 13 de Fevereiro. As bolsas europeias apontam para uma abertura em alta, com os futuros do Euro Stoxx 50 a valorizarem mais de 1%, isto depois de a Ásia já ter encerrado, maioritariamente, em território positivo.
Após uma conversa telefónica entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, Trump confirmou, esta quarta-feira (12) que vai começar a negociar com o Presidente russo para alcançar o fim da guerra na Ucrânia. “Acordámos que as nossas respectivas equipas comecem as negociações imediatamente”, escreveu Presidente norte-americano na sua própria rede social.
Pela China, o Hang Seng segue em força e continua a capitalizar em torno da euforia com o sector tecnológico. O índice encerrou mais uma sessão a registar ganhos expressivos, a valorizar 1,52%, contrariando a tendência negativa observada no Shanghai Composite, que caiu 0,42%.
Já no Japão, a sessão foi bastante optimista. O Nikkei 225 avançou 1,48%, enquanto o Topix escalou 1,34%. Na Coreia do Sul, o Kospi encerrou a negociação desta quinta-feira com ganhos de 0,96%.
Por sua vez, na Austrália foi dia de novos máximos históricos. Depois de ter atingido valores nunca antes observados no final de Janeiro, o S&P/ASX 200 alcançou, mais uma vez, novos patamares, ao tocar nos 8575,20 pontos.
“A potencial resolução do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e a euforia em torno do sector tecnológico chinês estão a animar os mercados”, explica a estratega do Saxo Markets Charu Chanana à Bloomberg.