O preço do barril do petróleo continua a cair esta manhã, depois de o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, terem iniciado conversações para pôr fim ao conflito que assola a Europa há quase três anos. Os investidores acreditam que um possível acordo de paz possa diminuir os riscos de disrupção na oferta de crude russo no mercado.
A esta hora, o West Texas Intermediate (WTI), de referência para os EUA, recua 1,15% para 70,55 dólares, enquanto o Brent do Mar do Norte, o benchmark europeu, perde 1,05% para 74,39 dólares. Na sessão desta quarta-feira (12), o índice europeu já tinha recuado 2,4%, a maior queda em mais de dois meses.
Nas suas redes sociais, Trump informou que as negociações com a Rússia iam começar “de imediato”. O Presidente dos EUA e Putin vão encontrar-se na Arábia Saudita, ainda numa data por definir. Trump acredita que um cessar-fogo na Ucrânia avizinha-se “num futuro não tão distante.”
O petróleo tem encontrado grandes dificuldades em permanecer à tona desde o início do ano. As tarifas do Presidente norte-americano têm levantado preocupações com o crescimento económico global e, por conseguinte, da procura de crude nos principais mercados. O crescimento das reservas desta matéria-prima nos EUA e a postura mais restritiva do banco central norte-americano têm exercido ainda mais pressão sobre o petróleo.