A Assembleia da República reúne-se nesta quarta-feira, 12 de Fevereiro, na sua primeira sessão extraordinária, da 10.ª legislatura, para eleger os vice-presidentes do Parlamento, os membros da Comissão Permanente, do Conselho de Administração, da Comissão de Trabalho e dos Gabinetes Parlamentares.
De acordo com a Carta de Moçambique, ainda não são conhecidos os nomes dos candidatos à vice-presidência do Parlamento, mas dados apurados indicam que o deputado Hélder Injojo, da Frelimo, eleito pelo círculo eleitoral da Zambézia, continuará a ser o primeiro vice-presidente, enquanto o deputado Fernando Jone, do Podemos, também eleito pelo círculo eleitoral da Zambézia, será o segundo vice-presidente.
Esta será a primeira vez, na história da democracia multipartidária, em que a Renamo não poderá ocupar a segunda vice-presidência do Parlamento, em virtude de ter perdido o estatuto de maior partido da oposição para o Podemos, que se estreia na Assembleia da República com 43 deputados.
Actualmente, Margarida Talapa, da Frelimo, eleita pelo círculo eleitoral de Nampula, é, desde 13 de Janeiro, a presidente do Parlamento, em substituição de Esperança Bias, que ocupou o cargo desde 12 de Janeiro de 2020.
Já são também conhecidos os chefes das bancadas parlamentares, ocupados, na Frelimo, por Feliz Sílvia, no Podemos por Sebastião Mussanhane e no MDM por Fernando Bismarque, faltando apenas a Renamo indicar o seu responsável.